Nossa História
Em 1989 - O Prof. Titular Fredric M. Litto, da Escola de Comunicações e Artes da ECA / USP e o Prof. Associado Marcos Formiga da Faculdade de Economia da Universidade de Brasília (UNB) fundaram o “Laboratório de Tecnologias de Comunicação” do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. Obtiveram verba do BID para a realização de seminários e palestras com professores especialistas dos mais renomados centros de pesquisa em comunicação e educação do mundo como: MIT Media Laboratory; Stanford University; University of Toronto; University of London e BBC, Universidad de Barcelona, entre outros. Também receberam 60 bolsas RHAE do CNPq. Entretanto, a não renovação das bolsas após 02 anos (política do CNPq), ocasionou a busca de um modelo alternativo de sustentabilidade do laboratório. Desta forma, buscou-se parcerias com o governo e a iniciativa privada, além dos órgãos tradicionais de fomento à pesquisa.
Em 1993 - Instituiu-se como um NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) da Pró-reitora de Pesquisa visando maior flexibilidade ao ser gerido administrativa e financeiramente pela Fusp, passando a denominar-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - Escola do Futuro/USP.
Em 2007 com a aposentadoria do Prof. Litto, a coordenação Científica passou a ser exercida pela Professora Titular Brasilina Passarelli, do Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP, pesquisadora do núcleo desde 1989.
Na atual gestão o Conselho Deliberativo do NACE Escola do Futuro/USP é integrado pelos seguintes professores: Waldomiro Vergueiro (Professor Titular ECA/USP), Ismar de Oliveira Soares (Professor Titular ECA/USP), Arlindo Ornelas Figueira Neto (Professor Associado ECA/USP); Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira (Professor Associado ECA/USP) e Evani Viotti (Professor Associado FFLCH/USP) .
Em 2018, o NACE Escola do Futuro - USP começou a construir novas parcerias com empresas de soluções digitais (Plataforma REA NeoEdu); telas inteligentes (Hetch Board) e Móveis Inteligentes (Metadil). O ano de 2019 foi dedicado a formações de curta duração para professores em geral, por meio de eventos presenciais gratuitos na sede do NACE Escola do Futuro - USP.
Em 2020 teve início a implementação do projeto Ecossistema de Inovação na Educação Básica, por meio de convênio com o município do Guarujá (SP) através do qual foram capacitados 800 professores de escolas municipais em novas Tecnologias de Informação e Com Comunicação (TICs). O projeto se estendeu até o final do primeiro semestre de 2021.
Durante a pandemia da Covid 19, o NACE Escola do Futuro USP atuou intensamente no apoio a professores diante da nova realidade. No contexto pandêmico pesquisadores do NACE desenvolveram e implementaram o projeto Ecossistema de Informação na Educação Básica realizado nos anos de 2020 e 2021 no Guarujá (SP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Guarujá, contando com 800 professores formados à distância para o uso autoral da tecnologia digital.
O NACE Escola do Futuro USP é a sede física das ISchools
Em 2020 a ECA - Escola de Comunicação e Artes passa a integrar o seleto grupo das ISchools, tendo o NACE Escola do Futuro - USP se tornado a sede física dessa instituição no Brasil reforçando o papel global do NACE Escola do Futuro - USP nas relações internacionais da Universidade de São Paulo. A organização intitulada ISchools http://www.ischools.org/ foi fundada em 2005 por um coletivo de Escolas de Informação dedicadas a construir um novo patamar para o campo da informação no século XXI. Essas escolas, colleges e departamentos foram recentemente criadas ou evoluíram de programas anteriores focados em áreas como: tecnologia da informação; ciência da informação; informática e biblioteconomia para citar algumas. Enquanto cada ISchool individualmente tem suas próprias forças e especialidades, juntas elas compartilham um interesse fundamental nas relações entre informação, pessoas e tecnologia.
As ISchools promovem uma abordagem interdisciplinar para o entendimento de oportunidades e desafios da gestão da informação, com um compromisso nuclear com conceitos como acesso universal e centralidade do cidadão na organização da informação. O campo de estudo conecta-se amplamente a questões de projeto e preservação de espaços de informação, de espaços digitais como também a bases de dados e a espaços físicos tradicionais como bibliotecas, museus, coleções e outros repositórios.
Conheça nossos Fundadores e Conselho Deliberativo.
35 anos derrubando os muros da universidade.