top of page
This Week Sale Email Header  (12).png

Capítulos de livros

2015

ASSIS, C. M. A. ; SAAR, J. F. ; VERGILI, R. . Introdução – Comunicação, Mercado e Tecnologia. In: Cláudia Maria Arantes de Assis; Jefferson Ferreira Saar; Rafael Vergili. (Org.). Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá – Edunifap, 2015, v. 1, p. 7-19.

BONAMI, Beatrice. TUBIO, M. L. . Digital Inclusion, Crowdfunding and Crowdsourcing: a brief review. In: Brasilina Passarelli, Joseph Straubhaar, Aurora Cuevas Cerveró. (Org.). Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey: IGI Global, 2015, v. 1, p. 1-500.

2014

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E. ; A Netnographic Approach on Digital Emerging Literacies in the Digital Inclusion Program AcessaSP – Brazil. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2015, v. , p. 236-263.

 

COSTA, A. Q. ; Jogos Digitais, Comunicação e Tecnologia: dos eSports ao Nissan GT Academy. In: Cláudia Maria Arantes de Assis, Jefferson Ferreira Saar e Rafael Vergili. (Org.). Comunicação, mercado e tecnologia. 1ed. Macapá: EDUNIFAP (Editora da Universidade Federal do Amapá), 2015, v. 1, p. 187-209.

LIMA, Jr., Walter Teixeira ; VERGILI, Rafael . Digital Inclusion and Computational Thinking:. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.: IGI Global, 2015, v. , p. 124-137.

PASSARELLI, Brasilina ; VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello . #ConnectedYouthBrazil Research: Emerging Literacies in a Hyperconnected Society. In: Brasilina Passarelli; Joseph Straubhaar; Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey: IGI Global, 2015, v. 1, p. 171-191.

PASSOS, M. R. ; VERGILI, R. . Web e Política: entre a possibilidade de manifestações de grupos marginalizados e o reforço de discurso das lideranças políticas. In: Antonio Sardinha, Cláudia M. A. Assis Saar e Elaide Martins. (Org.). Convergência midiática e comunicação: cenários, atores e práticas. 1ed.Macapá: EDUNIFAP, 2014, v. 1, p. 20-34.

VERGILI, R. ; AGOSTINHO, Tiago ; CARVALHO, J. . Organizações, públicos estratégicos e fluxos digitais: novas formas de consumo e de interação por meio da Web. In: Cláudia Maria Arantes de Assis; Jefferson Ferreira Saar; Rafael Vergili. (Org.). Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1ed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá – Edunifap, 2015, v. 1, p. 143-161.

 

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E. ; Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil. In: Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva, Fernando Ramos. (Org.). e-infocomunicação: estratégias e aplicações. 1ed.São Paulo: Senac, 2014, v. 1, p. 145-168.

PASSARELLI, B. ; RIBEIRO, F. ; OLIVEIRA, L. ; MEALHA, O. . Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares. In: Brasilina Passarelli; Armando Malheiro da Silva; Fernando Ramos. (Org.). e-Infocomunicação: Estratégias e Aplicações. -ed.São Paulo: Senac, 2014, v. , p. 79-121.

SOARES, I. O. ; A Educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In: Roberto Aparici. (Org.). Educomunicação para além do 2.0. 1ed.São Paulo: Editora Paulinas, 2014, v. 1, p. 7-27.

SOARES, I. O. ; Caminhos da Educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: Roberto Aparici. (Org.). Educomunicação para além do 2.0. 1ed.São Paulo: Editora Paulinas, 2014, v. 1, p. 145-166.

SOARES, I. O. ; Educomunicação: a contribuição latino-americana para a relação Comunicação/Educação. In: TREVISION, Alberto. (Org.). Ascolto dell´America. 1ed.Cidade do Vaticano: Urbaniana University Press, 2014, v. 1, p. 89-112.

VERGUEIRO, W. C. S. ; SANTOS, R. E. . As histórias em quadrinhos como objeto de estudo das teorias da Comunicação. In: Vera Veiga França; Alessandra Aldé; Muirlo César Ramos. (Org.). Teorias da Comunicação no Brasil: reflexões contemporâneas. 1ed.Salvador, BA: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 267-286.

VERGILI, R. ; Avanços tecnológicos e gerações do futuro: novos rumos para a educação e desenvolvimento de criações coletivas. In: Walter Teixeira Lima Junior, Murilo Bansi Machado. (Org.). Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. 1ed.São Paulo: Momento, 2014, v. , p. 240-255.

VERGUEIRO, W. C. S. RAMOS, P. E. (Org.). NOBUIOSHI, Chinen (Org.). Intersecções acadêmicas: Panorama das 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 1. ed. São Paulo: Editora Criativo, 2013. v. 1. 327p.

2013

PASSARELLI, B. ; ANGELUCI, A. C. B. Interactive Generation Brazil Research. In: George Leal Jamil; Armando Malheiro; Fernanda Ribeiro. (Org.). Rethinking the Conceptual Base for New Practical Applications in Information Value and Quality. 1ed.New York: IGI Global, 2013, v. 1, p. 284-303.

VERGILI, R. ; Relações Públicas, grandes empresas e redes sociais. In: Edilson Cazeloto; Luís Mauro Sá Martino; Simonett a Persichetti. (Org.). Mídia e Comunicação Contemporânea: Relatos de Pesquisas. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2013, v. 1, p. 71-76.

2011

SOARES, I. O. ; Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverria e Martín-Barbero. In: José Marques de Mello; Margarida Kunsch. (Org.). Pensamento Comunicacional Uspiano. 1ed.São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – USP, 2011, v. 2, p. 301-315.

SOARES, I. O. ; Educomunicação: um campo de mediações. In: Adilson Odair Citelli; Maria Cristina Castilho Costa. (Org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2011, v. 1, p. 13-29.

2010

ASSARELLI, B. ; Apresentação do Livro Linkania: uma teoria de redes. In: Hernani Dimantas. (Org.). Linkania: uma teoria de redes. 01ed.São Paulo: Senac SP, 2010, v. 01, p. 9-12.

PASSARELLI, B. ; Apresentação do Livro Web e participação – A democracia no século XXI. In: Drixa Guzzi. (Org.). Web e participação – A democracia no século XXI.. 01ed.São Paulo: Senac SP, 2010, v. 01, p. 9-13.

PASSARELLI, B. ; Literacias emergentes nas redes sociais: estado da arte e pesquisa qualitativa no Observatório da Cultura Digital.. Atores em rede: Olhares Luso-Brasileiros. 1ed.São Paulo: SENAC SP, 2010, v. , p. 63-78.

PASSARELLI, B. ; Apresentação do Livro Educação sem Distância – As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. In: Romero Tori. (Org.). Educação sem Distância – As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. 01ed.São Paulo: Editora Senac, 2010, v. 01, p. 13-18.

PASSARELLI, B. ; O Observatório da Cultura Digital: A Mais Nova Linha de Pesquisa da Escola do Futuro da USP. In: Neusa Dias de Macedo. (Org.). Biblioteca Escolar Brasileira em Debate – Da Memória Profissional e um Fórum Virtual (Edição Traduzida – no prelo). 2ed.São Paulo: Editora Senac, 2010, v. 1.

PASSARELLI, B. ; Virtual learning environments incorporated into in-person learning in the graduation programs of Library Science and Documentation at ECA/USP: the experience of Nexus Portal: from information to knowledge. In: Marilda Lopes Ginez de Lara, Asa Fujino, Daisy Pires Noronha. (Org.). Information and Contemporaneity: Perspectives. Recife: NÉCTAR, 2010, v. 1, p. 281-294.

PASSARELLI, B. ; KIYOMURA, J. . Atores em rede: etnografia virtual no programa AcessaSP. In: PASSARELLI, B; AZEVEDO, J.. (Org.). Atores em rede: Olhares Luso-Brasileiros. 1ed.São Paulo: SENAC SP, 2010, v. , p. 163-186.

SOARES, I. O. ; Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos. In: Roberto Aparici. (Org.). Educomunicación: más allá del 2.0. 1ed.barcelona: Gedisa, 2010, v. 1, p. 129-150.

SOARES, I. O. ; Rádio como política pública: uma experiência paradigmática em educomunicação. In: Nelson de Luca Pretto; Sandra Pereira Tosta. (Org.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 115-129.

VERGUEIRO, W. C. S. ; A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4ed.São Paulo: Contexto, 2010, v. 1, p. 31-64.

VERGUEIRO, W. C. S. Uso das HQs no ensino. In: Angela Rama, Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4ed.São Paulo: Contexto, 2010, v. 1, p. 7-29.

2009

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, Paulo Eduardo . Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2009, v. 1, p. 9-42.

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, Paulo Eduardo . Apresentação. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2009, v. 1, p. 7-8.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Quadrinhos infantis. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2009, v. 1, p. 159-184.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Quadrinhos e educação popular no Brasil: considerações à luz de algumas produções nacionais. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos. (Org.). Muito além dos quadrinhos: análises e reflexões sobre a 9a arte. 1ed.São Paulo, SP: Devir, 2009, v. 1, p. 83-102.

2008

BERNARDES JR, João Luiz ; TORI, R. ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; Tomoyose, Alexandre . Augmented Reality Games. In: Wirman Hanna; Olli Leino;. (Org.). Extending Experiences: Structure, analysis and design of computer game player experience. Lapland: Lapland University Press, 2008, v. 1, p. 228-246.

LITTO, Fredric M. Tendências Internacionais em EAD: a perspectiva londrina. In: BAYMA, Fátima (org.) Educação Superior, educação a distância e educação corporativa. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall/FGV, 2008.

PRAVIA, Z. C. ; TORI, R. ; BARISON, M. B. . Objetos Educacionais em Engenharia (OEE). In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcus Fantozzi Giorgetti; Ari Antonio da Rocha; José Aquiles Baesso Grimoni; Marcos Tozzi, Romero Tori; Sergio Scheer; Suzana Marraccini G. Lebrao; Zacarias Chamberlain Pravia. (Org.). Educação, Mercado e Desenvolvimento: Mais e Melhores Engenheiros. São Paulo: Abenge, 2008, v. 1, p. 177-246.

TORI, R. ; Cursos híbridos ou blended learning. In: Fredric M. Litto; Marcos Formiga. (Org.). Educação a distância: O Estado da Arte. Sao Paulo: PEARSON, 2008, v. 1, p. -.

2007

TORI, R. ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JR., Joao Luiz ; BIANCHINI, R. C. ; JACOBER, E. ; CALIFE, Daniel ; Tomoyose, Alexandre . Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. In: Claudio Kirner; Robson Siscoutto. (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Porto Alegre: SBC, 2007, v. , p. 192-222.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Informação e Ciência na era da comunicação digital. Caderno.com, v. 2, p. 3-5, 2007.

2006

BIANCHINI, Roberto Cesar ; BERNARDES JR, João Luiz ; CUZZIOL, Marcos ; JACOBER, Eduardo Costa ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, R. . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Romero Tori; Claudio Kirner. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006, v. , p. 199-219.

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMA, Angela . Uso das HQS no ensino. In: Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula.. 3ed.São Paulo: Contexto, 2006, v. 1, p. 7-29.

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMA, Angela . A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como Usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. 3ed.São Paulo: Contexto, 2006, v. 1, p. 31-64.

 

2005

VERGUEIRO, W. C. S. ; Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. v. 1. 157p.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Uso das HQs no ensino. In: Angela Rama; Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2ed.São Paulo: Contexto, 2005, v. , p. 7-29.

VERGUEIRO, W. C. S. ; A linguagem dos quadrinhos:uma alfabetização necessária. In: Angela Rama; Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 2ed.São Paulo: Contexto, 2005, v. , p. 31-64.

2004

NAKAMURA, Ricardo ; CUZZIOL, Marcos ; BERNARDES JR, João Luiz ; JACOBER, Eduardo Costa ; BIANCHINI, R. C. ; TORI, R. . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Claudio Kirner; Romero Tori. (Org.). Realidade Virtual: Conceitos e Tendências. Sao Paulo: Editora Mania de Livro, 2004, v. , p. 159-176.

TORI, R. ; A Integração entre Virtual e Presencial na Educação Superior. In: Cyana Leahy-Dios. (Org.). Espaços e Tempos de Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Brazilian Studies Association (BRASA), 2004, v. , p. 185-191.

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMA, Ângela (Org.) . Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula.. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2004. v. 1. 157p.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Uso das HQs no ensino. In: Angela Rama; Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 1ed.São Paulo: Contexto, 2004, v. , p. 7-29.

VERGUEIRO, W. C. S. ; A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: Angela Rama; Waldomiro Vergueiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 1ed.São Paulo: Contexto, 2004, v. , p. 31-64.

 

2003

TORI, R. ; HUGHES, J. ; MCGETTRICK, A. ; BARBOSA, E. F. ; KAASBOLL, J. ; KERN, V. M. ; FERREIRA, A. P. L. ; MACOME, E. ; MARTINS, J. ; OLIVEIRA, C. A. ; ORTH, A. I. ; SADANANDA, R. ; SILVA, E. . Directions and challenges in informatics education. In: Lilian Cassel; Ricardo A. Reis. (Org.). Informatics Curricula and teaching methods. Norwell, Massachussetts: Kluwer Academic Publishers, 2003, v. 1, p. 115-124.

2001

TORI, R. ; FERREIRA, A. P. L. ; BATTAIOLA, André Luiz ; SOUZA, F. F. . Proposta de Plano Pedagógico para Cursos de Ciência da Computação.. In: Curso de Qualidade de Cursos na Área de Computação e Informática, 2001, Fortaleza,. Planos Pedagógicos de Cursos na Área de Computação e Informática.. Fortaleza,: UFC. p. 393-480.

2000

BIZZO, Nélio. A avaliação oficial de materiais didáticos de ciências para o ensino fundamental no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 54-8.

BIZZO, Nélio. Intervenções e alternativas no ensino de ciências no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 1997, São Paulo. Coletânea. Campinas: Gráf. Central UNICAMP, 2000.

BIZZO, Nélio. OTHERO, Fernanda. O “método dos projetos” no ensino de ciências: reflexões sobre seis anos de aplicação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 807-9.

BUENO, Lílian Escobar; CARNEIRO, Nancy Marques. A universidade pública e o ensino básico : um projeto de fisiologia animal. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 2000. p. 816-8.

CAVALCANTE, Patrícia Smith; PEREIRA, Cristiano Cezar Vila Nova. O ensino de plantas carnívoras através da telemática: uma experiência junto à Escola do Futuro. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 270-357.

GRANATO, Suzana Facchini; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Kits ecológicos educativos. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 209-10.

INNOCENTE, Maria Ângela P. R.; SOUZA, Neyde Ciampone de; SAES, Maria Elizate Luz; ARDITO, Edna Nogueira. Biogás: proposta metodológica. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA. São Paulo. Coletânea. Campinas : Gráf. Central UNICAMP, 2000. p. 450-2.

LUCHESI, Ademar; ARDITO; Edna Nogueira; SAES, Maria Elizete Luz; SOUZA, Neyde Ciampone de. O imaginário como núcleo de interesse. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 1997, São Paulo. Coletânea. Campinas : Gráf. Central UNICAMP, 2000. p. 444-7.

OTHERO, Fernanda do Nascimento; MORITA, Eliana Midori. Projeto Sky: desmistificando o ensino da astronomia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 814-6.

SANTOS, Ana Maria Pereira dos; OTHERO, Fernanda do Nascimento. A utilização de projetos de ciências no combate ao mosquito da dengue: In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 810-4.

SALMI, Marcos Antonio; SOUZA, Neyde Ciampone de; SAES, Maria Elizete Luz; MANCINI, Guilherme Ciampone. Energia solar como núcleo de interesse. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 1997, São Paulo. Coletânea. Campinas: Gráf. Central UNICAMP, 2000. p. 447-50.

SILVEIRA, Rodrigo Venturoso Mendes da; SANTOS, Ana Maria Pereira dos; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Finlay contra o mosquito da dengue: um jogo no combate à epidemia. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo : FEUSP, 2000. p. 357-361.

SOUZA, Neyde Ciampone de; SAES, Maria E. L.; ARDITO, Edna N.; LUCHESI, Ademar. Ecologia, Internet e comunidades de investigação. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 1997, São Paulo. Coletânea. Campinas : Gráf. Central UNICAMP, 2000. p. 441-4.

SANTOS, Silvana Cristina dos; BIZZO, Nélio. Como os estudantes entendem a evolução biológica? In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA. São Paulo. Coletânea. Campinas : Gráf. Central UNICAMP, 2000. p. 124-6.

TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de; GRANATO, Suzana Facchini. Projeto Aves: observação de aves urbanas através de um projeto de ciências. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2000, São Paulo. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 2000, p. 821-823.

bottom of page