Ecossistemas de
Inovação na Educação Básica
Título: Ecossistema de Inovação na Educação Básica
Período: 2020/ 2021
Instituição financiadora: Prefeitura do Município de Guarujá (SP)
Título: Ecossistema de Inovação na Educação Básica
Período: 2023 - em andamento
Instituição financiadora: Prefeitura do Município de Várzea Paulista
EQUIPE
-
Profa. Dra. Brasilina Passarelli Coordenadora Científica
-
Alan Angelucci
-
Karen Gimenez
-
Roberto Garcia Jr.
-
Ruy Reis Neto
-
Valéria Gabriel Nezzi
-
Equipe Neo4Edu
Formação de 800 professores da rede pública do Guarujá e 800 professores da rede pública de Varzea Paulista - Ensino Infantil e Fundamental em temas ligados à literacias de mídia. O intuito do projeto é aumentar a interação entre professores e alunos, a absorção de conteúdo por meio da utilização de mídias digitais e a integração das novas tecnologias ao currículo escolar de forma criativa e lúdica, favorecendo o desenvolvimento de habilidades compatíveis com os tempos atuais.
O projeto acontece por meio de um ambiente viritual de aprendizagem e conta com seis módulos de aprendizagem tratando dos seguintes temas:
1) Das Literacias de Mídia e Informação às Transliteracias: um breve Estado da Arte
2) Criatividade
3) Linguagens Integradoras 1 - Imagens Estáticas
4) Linguatens Integradoras 2 - Imagens em Movimento
5) Gamificação
6) Pensamento Computacional (optativo)
Ao início da primeira edição (Prefeitura do Guarujá), a equipe do NACE Escola do Futuro - USP se deparou com a pandemia de COVID 19, o que obrigou o distanciamento social e, com isso. eliminou os workshops presenciais, retomados na edição atual de Varzea Paulista.
A estrutura dos treinamentos contou com aulas em vídeo, podcast, infográficos, e-books e webinários. Os participantes elaboraram em cada módulo materiais midiáticos relacionados às suas disciplinas. Os professores produziram vídeos, histórias em quadrinhos, podcasts, animações, dentre outros materiais.
No atual momento, a segunda edição (Prefeitura de Várzea Paulista) se encaminha para o ano II, com novos módulos, incluindo temas como Inteligência artificial e metodologias ativas.
A produção da primeira edição (Guarujá) está disponível na plataforma da Prefeitura como Recursos Educacionais Abertos.
Além dos treinamentos os pesquisadores do NACE Escola do Futuro USP desenvolve, a cada edição, uma pesquisa netnográfica que suporta ações futuras.