Home » Página de Dissertações e Teses

DISSERTAÇÕES E TESES

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

EM ANDAMENTO:

Beatrice Bonami Rosa. A emergência das Literacias em Mídia e Informação (Media and Information Literacies -  MIL): uma revisão dos documentos da UNESCO dos últimos 16 anos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicações e Artes -USP. (Orientador)

CONCLUÍDAS:

Carlos Eduardo Lourenço. Mapeamento de teses e/ou dissertações brasileiras sobre games: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicação e Artes. Orientador: Brasilina Passarelli.

Cristiane Henriques Rodrigues Chica. Literacia Digital em Comunidades v irtuais: um estudo de caso no Programa ACESSASP. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicação e Artes. Orientador: Brasilina Passarelli.

Ligia Capobianco. Literacias digitais no Programa de Inclusão Digital AcessaSP. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicação e Artes. Orientador: Brasilina Passarelli.

Claudia Pontes Freire. Critérios de Reputação em Coletivos Digitais: estudo de caso na disciplina de Criando Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Brasilina Passarelli.

Cristina Alvares Beskow. Comunicação, educação e inclusão digital: quem tá ligado na escola estadual paulista: uma análise da interatividade no projeto TôLigado: O Jornal Interativo da sua Escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em CIências da Comunicaç) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Brasilina Passarelli.

Rui Santo. Boletins "On-line" em Comunidades Virtuais de Ciências Exatas: Estudo Exploratório com Engenheiros e Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Brasilina Passarelli.

Anita Vera Bliska. Capital Social em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciências da Comunicaç) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, . Orientador: Brasilina Passarelli

TESES DE DOURADO

EM ANDAMENTO:

Rafael Yamaga. Literacias digitais entre estudantes de Propaganda nas universidades paulistas. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Alan Queiroz da Costa. Literacias Digitais e os impactos nas atividades pedagógicas: a questão das novas competências educacionais. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti. As literacias digitais no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação formal: Novas competências para o futuro através do resgate de projetos do Coletivo Escola do Futuro USP no Estado de São Paulo. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Rafael Vergili. Literacias Digitais aplicadas ao curso de graduação em Relações Públicas: Novas perspectivas curriculares permeadas pela transdisciplinaridade. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

CONCLUÍDAS

Antonio Helio Junqueira. Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do Programa REDEFOR-USP. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes -USP, Fundação da Universidade de São Paulo. Orientador: Brasilina Passarelli.

Rodrigo Eduardo Botelho Francisco. Interatividade e literacias emergentes em contextos de inclusão digital: um estudo netnográfico no programa AcessaSP. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes -USP, . Orientador: Brasilina Passarelli

SUPERVISÕES DE PÓS-DOUTORADO

Edileusa Regina Pena da Silva. Universidade de São Paulo. Literacia informacional e inclusão digital e social da Terceira Idade. Início: 2015. Conclusão: 2015.

Benedito Medeiros Neto. Literacias digitais e mediações dos dispositivos móveis em ambientes de vulnerabilidade social. Início: 2013. Conclusão: 2014. Universidade de São Paulo.

María Luján Tubio. Empreendedorismo Social: ativismo em rede. Início: 2013. Conclusão: 2014. Universidade de São Paulo.