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EQUIPE:

 

TÍTULO: LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL - LABVIRT

INSTITUIÇÃO FINANCIADORA: 

DATA DE INÍCIO: 2002

DATA DE FINALIZAÇÃO: 2007

DESCRIÇÃO: O LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL - LABVIRT compunha uma solução baseada na formação de comunidades de aprendizagem em torno de bases de objetos educacionais numa filosofia próxima à de aprendizagem distribuída. O projeto inseria-se no contexto da evolução das ferramentas multimídia e de programação, que culminou no aparecimento de softwares educacionais bastante sofisticados disponibilizados em CD-ROMs. A utilização e produção de animações e simulações para demonstrar conceitos complexos é eficiente para o ensino, em particular nas ciências exatas, mas o uso de CD-ROMs traz algumas dificuldades quanto a falta de flexibilidade, custo, restrição de acesso, superação da barreira de adoção e reutilização. Nesse sentido, o projeto baseou-se em serviços que buscavam: (1) Desenvolver uma visão integrada do conhecimento facilitando o acesso a material educacional diversificado; (2) Permitir o tratamento de temas complexos com o auxílio de simulações e animações interativas; (3) Desenvolver habilidades para trabalho colaborativo dos alunos usando ferramentas de trabalho em grupo para produção de projetos; (4) Aumentar a motivação e qualidade dos cursos auxiliando alunos e professores a produzirem material compatível com suas realidades; (5) Elevar o nível de retenção de conhecimento facilitando a realização de avaliações frequentes e permitindo ao aluno acesso instantâneo aos resultados, indicações de respostas corretas e literatura de referência; (6) Facilitar o trabalho de avaliação criando um banco de questões com parâmetros gerados dinamicamente ao permitir avaliações diferentes para cada aluno e correção automática; (7) Auxiliar o processo de avaliação contínua coletando informações sobre a utilização de recursos por parte dos alunos: páginas visitadas, tempo de leitura em cada uma, resultados de testes realizados, contribuições em grupos de discussão e elaboração de trabalhos; e (8) Criar uma conexão universidade-escola, promovendo uma visão mais abrangente da realidade do ensino médio ao meio universitário.