Home » Página de Artigos

2015

ANGELUCI, A. C. B. ; TV, segunda tela e o ecossistema de engajamento. Revista Interin (UTP), v. 19, p. 24-39, 2015.

ANGELUCI, A. C. B. ; HUANG, G. . Rethinking media displacement: the tensions between mobile media and face-to-face interaction. Revista FAMECOS (Online), v. 22, p. 173-190, 2015.

ANGELUCI, A. C. B. ; SANTA, B. P. . É gol na TV... e no smartphone: um estudo sobre o comportamento do telespectador na segunda tela. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 16, p. 214-228, 2015.

BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E. ORLANDO, Alex Fernando. Investigações e experimentações em softwares para gestão de mídia no domínio do jornalismo: relato sobre interfaces de programação de aplicações. Rebej (Brasília), v. 5, p. 37-50, 2015.

COSTA, A. Q. ; Jogos Digitais e Educação Física: por uma experiência corporal educativa. In: Allyson Carvalho de Araújo; Antônio de Pádua dos Santos; Maria Aparecida Dias; Maria Isabel Brandão de Souza Mendes; José Pereira de Melo. (Org.). Diálogo entre educação física e comunicação: compartilhando saberes e práticas. 1ed.Natal: EDUFRN, 2015, v. , p. 53-82.

LUQUE, L. ; Leonidas de Oliveira Brandão ; TORI, R. ; BRANDAO, A. A. F. . On the Inclusion of Blind People in UML e-Learning Activities. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 18, 2015.

MELLO, L. F. ; SOARES, I. O. . Educommunication and distance education tutoring: managing communication oriented at education, dialogue and critical thinking in distance education. Revista FGV Online, v. 5, p. 43-63, 2015.

PASSARELLI, B. ; VETRITTI, F.G.C.M. ; Vetritti, Fabiana Grieco Cabral de Mello . #JuventudeConectadaBrasil: Literacias emergentes na sociedade hiperconectada. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 34-54, 2015.

SANTOS, R. E. ; VERGUEIRO, W. C. S. . A produção humorística brasileira. Revista MAD. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 3, p. 184-196, 2015.

SOARES, I. O. ; A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica. Comunicacao e Educacao (USP), v. 20, p. 7-14, 2015.

YAMAGA, R. ; Life re-represented: the after (and during) class impressions. How undergraduate students behave online in face of their classes.. New Semiotics Between Tradition and Innovation, 2015.

2014

ANGELUCI, A. C. B. ; Características e habilidades no ambiente digital: a cultura participativa sob os aportes de Jenkins e Murray. Comunicação & Inovação (Online), v. 15, p. 51-60, 2014.

ANGELUCI, A. C. B. ; FRANCO, M. S. . Aspectos da inovação para televisão digital. Comunicacao e Educacao (USP), v. 19, p. 31, 2014.

ANGELUCI, A. C. B. ; SOTTOVIA, A. ; FERNANDES, D. . Os principais desafios da TV Digital na Copa do Mundo e Olimpíadas. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 15, p. 17-32, 2014.

ANJOS, A M ; CHERUBINI, L. F. ; TORI, R. ; NUNES, FATIMA L.S. . A comparative study between automated and human evaluation of sensory-motor skills in Interactive 3D Virtual Environments involving application of intramuscular injection.. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 30-40, 2014.

BUDAG, F.E ; MARCELINO, Rosilene Moraes Alves ; JUNQUEIRA, Antonio Helio . Comunicação, Educação, Práticas de Consumo e Cidadania: em perspectiva o rap da periferia paulistana. Comunicação & Educação, v. XIX, p. 93-102, 2014.

CAROLEI, P. ; TORI, R. Gamificação Aumentada: Explorando a realidade aumentada em atividades lúdicas de aprendizagem. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, v. 9, p. 14-45, 2014.

FREIBERGER, E. C. ; TORI, R. ; NAKAMURA, R. . Service-Oriented Platform for Reuse of Interactive Content of Virtual Reality Applications. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, v. 4, p. 224-231, 2014.

PASSARELLI, B. ; Digital Inclusion Program AcessaSP and the development of digital literacies among elderly population: a case study. In: IFLA WLIC 2014 - Lyon - Libraries, Citizens, Societies: Confluence for Knowledge in Session 99 - Latin America and the Caribbean, 2014, Lyon. Libraries, Citizens, Societies: Confluence for Knowledge. Lyon: IFLA WLIC, 2014. v. 1. p. 1-6.

PASSARELLI, B. ; GUZZI, D. ; ANGELUCI, A. C. B. ; JUNQUEIRA, A.H. . The Impact of Mobility in Brazilian Info Centers: AcessaSP Case Study. American International Journal of Contemporary Research (Print), v. 4, p. 137-143, 2014.

PASSARELLI, B. ; JUNQUEIRA, A. H. ; ANGELUCI, A. C. B. Digital natives in Brazil and their behavior in front of the screens. Matrizes (USP. Impresso), v. 8, p. 159-178, 2014.

SOARES, I. O. ; Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV Online, v. 4, p. 19-34, 2014.

SOARES, I. O. ; Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicacao e Educacao (USP), v. 19, p. 15-26, 2014.

VERGILI, R. ; Reputação corporativa e redes sociais: a atuação do profissional de Relações Públicas no relacionamento entre empresas e stakeholders. Communicare (São Paulo), v. 13, p. 161-174, 2013.GALLO, A. A. V. ; VERGILI, R. . Big Data, esfera pública interconectada e reputação: desafios e oportunidades para profissionais de Comunicação. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, v. 2, p. 1-14, 2014.

2013

ANGELUCI, A. C. B. ; From ?Gads? to ?Apps?: the key challenges of post-web internet era. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 75-88, 2013.

SOARES, I. O. ; Reinventando a educação para reinventar a mídia. Comunicacao e Educacao (USP), v. 18, p. 125-130, 2013.

SOARES, I. O. ; Educomunicação: quando pesquisa, extensão e ensino se imbricam!. Comunicacao e Educacao (USP), v. 18, p. 7-14, 2013.

SOARES, I. O. ; Imagem, uma janela para a Educomunicação. Comunicacao e Educacao (USP), v. 18, p. 131-134, 2013.

VERGUEIRO, W. C. S. ; PIGOZZI, D. . Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Comunicacao e Educacao (USP), v. 18, p. 35-42, 2013.

2012

ANGELUCI, A. C. B. ; Inovação e revolução: reflexões sobre TV digital e crise de conteúdo. Mediação (Belo Horizonte), v. 14, p. 65-77, 2012.

ANGELUCI, A. C. B. ; GALPERIN, H. . O consumo de conteúdo digital em lan houses por adolescentes de classes emergentes no Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 17, p. 246-257, 2012.

ANJOS, A. M.; FATIMA, L. S. N.; TORI, R. Avaliação de habilidades sensório-motoras em ambientes de realidade virtual para treinamento médico: uma revisão sistemática. Journal of Health Informatics, v. 4, p. 28-34, 2012.

CARMO, F. M. ; MAINENTE, Cilene Aparecida ; TORI, R. . Interface 3D como Alternativa de Acesso a Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Tecnologia Educacional, v. 40, p. 46-58, 2012.

CASTRO, C. ; ANGELUCI, A. C. B. . TV Digital, Acessibilidade e políticas públicas na América Latina. Bibliocom (São Paulo), v. 4, p. 2-25, 2012.

PASSARELLI, B. ; JUNQUEIRA, A.H. ; BOTELHO, R. F. . Netnografia no Programa de Inclusão Digital AcessaSP. Comunicacao e Educacao (USP), v. XVII, p. 13-22, 2012.

RODRIGUES SANCHES, S. R.; NAKAMURA, R.; FREIRE DA SILVA, V.; TORI, R. Bilayer Segmentation of Live Video in Uncontrolled Environments for Background Substitution: An Overview and Main Challenges. Revista IEEE América Latina, v. 10, p. 2138-2149, 2012.

SANCHES, S. R. R. ; TOKUNAGA, D.; CORRÊA, CLEBER, G.; BERNARDES, J. L.; TORI, R. . Sistemas Imersivos que Utilizam Avatares baseados em Vídeo: visão geral e implementação de um sistema simplificado. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 2, p. 93-123, 2012.

SANCHES, S. R. R. ; SILVA, V. F. ; TORI, R. . Bilayer Segmentation Augmented with Future Evidence. Lecture Notes in Computer Science, v. 7334, p. 699-711, 2012.

SANTOS, Roberto Elísio dos ; VERGUEIRO, W. C. S. . Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 81-95, 2012.

SOARES, I. O. ; ALMEIDA, BENEDITA DE . Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. Comunicacao e Educacao (USP), v. 17, p. 121-126, 2012.

TORI, R. ; Uma frequência no ensino de novas tecnologias em curso de deseign instrucional a distância. Tecnologia Educacional, v. 40, p. 80-95, 2012.

2011

ANGELUCI, A. C. B. ; Interatividade na TV Digital Aberta: estudos preliminares em São Paulo/SP. REVISTA GEMInIS, v. 2, p. 180-197, 2011.

BOTELHO-FRANCISCO, R. E. ; Inovação e Gestão do Conhecimento em Comunicação na UFSCar. Comunicação & Inovação (Online), v. 12, p. 35-46, 2011.

BRITO, G. F. ; VERGUEIRO, W. C. S. . Avaliação da Qualidade Orientada ao Usuário estudo de caso em biblioteca acadêmica utilizando o método SERVQUAL. Ciencias de la Información (Online), v. 42, p. 55-59, 2011.

CASTRO FILHO, C. M. ; VERGUEIRO, W. C. S. . Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, experiências e perspectivas, v. 1, p. 31-40, 2011.

JUNQUEIRA, A. H. ; PASSARELLI, B.  A Escola do Futuro - USP na construção da cibercultur@ no Brasil: interfaces, impactos, reflexões. Logos (UERJ. Impresso), v. 18, p. 62-75, 2011.

PASSARELLI, B. ; School of the Future Research Laboratory/USP: action research and emerging literacies studies in WEB 2.0 environments. Journal of Community Informatics, v. 7, p. x, 2011.

SOARES, I. O. ; Educommunication in distance education: e-mentor communication processes for dialogue development. In: McLuhan Galaxy Conference: Understanding Media, Today, 2011, Barcelona. McLuhan Galaxy Conference: Understanding Media, Today. Barcelona: Editorial Universidad Oberta de Catalunya, 2011. v. 1. p. 252-263.

SOARES, L. F. G. ; ANGELUCI, A. C. B. ; AZEVEDO R. G. A. . A Comunicação Digital e a Interdisciplinaridade na Produção de Conteúdo Interativo. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 6, p. 80-99, 2011.

2010

MACHADO, E. C. ; VERGUEIRO, W. C. S. . A prática da gestão participativa em espaços de acesso à informação: o caso das bibliotecas públicas e das bibliotecas comunitárias. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 33, p. 241-255, 2010.

PASSARELLI, B. ; SALLA, T. ; TAVERNARI, M. D. D. . Literacias Emergentes dos Atores em Rede: Etnografia Virtual com Idosos no Programa de Inclusão Digital AcessaSP. Prisma.com, v. 1, p. 14, 2010.

SANCHES, S. R. R. ; SILVA, A. C. ; TORI, R. Uma Experiência de Educação a Distância Realizada em Ambiente Virtual Tridimensional. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 2, p. 47-57, 2010.

TORI, R. ; A presença das tecnologias interativas na educação. ReCeT: Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, v. 2, p. 1-13, 2010.

2009

FRANZOLIN, F.; MARIANO, J. M.; ZINETTI, P. O; FEJES, M. Educación ambiental: um proyecto interdisciplinario. Novedades Educativas, Buenos Aires, n.216/217, p. 31-33, dez. 2008, jan. 2009.

PASSARELLI, B. . O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 10, p. 01, 2009.

Homepage: http://www.dgz.org.br/out09/F_I_aut.htm; Série: 06; ISSN/ISBN: 15173801.

PASSARELLI, B. ; GUZZI, D. ; DIMANTAS, H. ; MORENO, J.K. Atores em Rede: subjetividades e desejos em expansão. Logos (Rio de Janeiro), v. 16, p. 30, 2009.

Homepage: http://www.logos.uerj.br/; ISSN/ISBN: 01049933.

PASSARELLI, B. ; TAVERNARI, M. . Etnografia virtual em redes sociais de escolas públicas do norte e nordeste brasileiros: o Programa Tonomundo. Prisma.com, v. 9, p.07, 2009.

TORI, R. ; Da Realidade Virtual à Virtualidade Real. Fonte (Belo Horizonte), v. 9, p. 35-36, 2009.

VERGUEIRO, W. C. S. ; SANTOS, Roberto Elísio dos . A história em quadrinhos no âmbito acadêmico: 35 anos de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo. Caderno.com, v. 4, p. 7-18, 2009.

YOSHITAKE, A.M., RENÓ FERREIRA, A.C.,MARTINELLI, I.,SANTOS GOUW, A.M. e FEJES,M. Una visión de los alumnos sobre su aprendizaje. Novedades Educativas, v.255, p. 66-71, 2009

2008

FEJES, Marcela Elena; INFANTE-MALAQUIAS, M. E.; NAVAS, A. M.; NUNES, C. Processo de autoría/creación de simulaciones realizado por profesores de química: una experiencia de capacitación en servicio. Enseñanza de las Ciencias, v. 26, p. 281, 2008.

PASSARELLI, B. ; SILVEIRA, A. . O Portal Nexus – da Informação ao Conhecimento e o Marketing da Informação na Comunidade de Alunos da Graduação no CBD/ECA/USP. Prisma.com, v. dez, p. 7, 2008.

PASSARELLI, B. Students collective knowledge construction in the virtual learning environment. Information Research: an intenational electronic journal, V.13, N. 1, P. 335, 2008.

PASSARELLI, B. Do mundaneum à WEB semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, 2008.

PASSARELLI, B. Capital social na pós-graduação em Ciências da Comunicação: um estudo de caso no portal Criando Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática.

Prisma.Com – Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, Porto, n. 6, p. 112-127, 2008. Acessível em: http://prisma.cetac.up.pt/edicao_n5_dezembro_de_ 2007/capital_social_na_posgraduacao.html

SOUZA, Katya dos Santos Garabetti. O Lúdico na comunidade virtual: uma visão transdisciplinar. Eccos – Revista Científica. São Paulo, v. 10, n. 1, p. 143-168, jun. 2008.

TORI, R. ; Games e Interatividade: Em Busca da Felicidade. In: Santaella, Lúcia / Arantes, Priscila. (Org.). ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS - NOVOS MODOS DE SENTIR. 1ed.São Paulo: EDUC, 2008, v. 1, p. 439-450.YOSHITAKE, A M.; SANTOS-GOUW; FEJES, M.; PASSARELLI, B. Semillas: um proyecto compartido. Novedades Educativas, Buenos Aires, n. 214, p. 64-67, out. 2008.

SANTOS-GOUW, Ana Maria; MORITA, Eliana Midori; YOSHITAKE, Ana Maria, FRANZOLIN, Fernanda e FEJES, Marcela. Un fórum on-line moviliza competências. Novedades Educativas. V. 20, p. 70–75, 2008.

2007

CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de ; VERGUEIRO, W. C. S. . As tecnologias da informação e comunicação no novo espaço educacional: reflexão a partir da proposição dos Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAIs). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 5, p. 1-12, 2007.

FEJES, Marcela Elena e INFANTE-MALACHÍAS Maria Elena. Aprendizaje colaborativo en el ambiente escolar. Buenas prácticas y desarrollo de estrategias didácticas. Novedades Educativas V.192/193, 2007.

INFANTE-MALACHIAS, M. E,; NAVAS, A. M.; NUNES, C.; SANTOS-GOUW, A. M.; FEJES, M. Elaboração em grupo de roteiros de simulações de Química: uma aproximação à aprendizagem significativa colaborativa. Revista Experiências em Ensino de Ciências. V. 2, n. 3, p. 49-61, 2007.

MORITA, Eliana Midori; SANTOS-GOUW, A. M. P.; FRANZOLIN, F.; YOSHITAKE, A. M. A. F. ; FEJES, M. E. Gestión Ambiental Escolar y Cambio de Actitudes. Novedades Educativas, v. 19, p. 42-45, 2007.

VERGUEIRO, W. C. S. ; Informação e Ciência na era da comunicação digital. Caderno.com, v. 2, p. 3-5, 2007.

2006

FEJES, Marcela; SANTOS, Ana Maria Pereira dos, FRANZOLIN, Fernanda, WALLIS, Liliane. O Uso De Ferramentas De Comunicação A Distancia: Uma Experiência No Ensino De Ciências. Revista E-duc@ção Virtual, v. 1, n. 2, 2006.

FRANZOLIN, Fernanda; SANTOS, Ana Maria Pereira dos; SANTOS, Isabel Pereira dos e FEJES, Marcela Elena. Algunas Consideraciones sobre los aspectos pedagógicos de los

softwares para la enseñanza de las ciencias. Journal of Science Education/Revista de educación en ciencias. No. 1, vol. 7, 2006 .

LITTO, Fredric M. The landscape of information technology in higher education in Brazil and Latin America. Educause Review, Washington, v. 41, n. 5, set/out. 2006, p. 103-107.

LITTO, Fredric M. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. Revista Inclusão Social, Brasilia, v. 1, 2006, p. 73-78.

2005

LITTO, Fredric; FILATRO, Andréa; ANDRÉ, Claúdio. Brazilian research on distance learning, 1999-2003: a state-of-the-art study. Open Praxis—the Electronic Journal of the International Council for Open & Distance Education, Oslo, Noruega, 2005.

VERGUEIRO, W. C. S. ; A pesquisa em quadrinhos no Brasil: a contribuição da universidade. Cultura Pop Japonesa, São Paulo, v. 1, p. 15-26, 2005.

2004

LITTO, Fredric M. Digital libraries, developing countries and continuing education: a case study in Brasil. Continuing Higher Education Review: the journal of the University Continuing Education Association, Cambridge, Mass., v. 68, fall 2004, p. 78-86.

PASSARELLI, B. A Comunidade virtual de aprendizagem no projeto TôLigado – o jornal interativo da sua escola. Observatório da Sociedade da Informação. Unesco Brasil, p.24, 2004.

SANTOS, A. M. P, FEJES, M.E.; CALIL, M.R. FRANZOLIN, F., MORITA, E.M. TOLENTINO NETO, L.C.B. de. Implementación de proyectos de investigación en ciencias vía telemática. Novedades Educativas. Buenos Aires. V. 163, p. 4-9, 2004.

VERGUEIRO, W. C. S. La historieta en la educación popular en Brasil. Revista Latinoamericana de Estudios sobre la Historieta, v. 4, p. 169-180, 2004.

2003

KUBO, Maria M ; KIRNER, Claudio ; TORI, R. . Interaction in Collaborative Educational Virtual Enviroments. Revista de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, São PAulo, v. 1, p. 59-68, 2003.

LITTO, Fredric M. Perspectivas da educação a distancia no Brasil: três cenários a ponderar 1997-2002. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância / Brazilian Review of Open and Distance Learning, São Paulo, v. 2, n. 3, nov. 2003.

TORI, R. ; O Virtual que Marca Presença. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n.1, 2003.

2002

KUBO, M. M. ; KIRNER, C. ; TORI, R. . Interaction in collaborative educational environments.. Cyberpsychology & Behavior, Larchmont, NY, v. 5, n.5, p. 399-408., 2002.

LITTO, Fredric M. The hybridization of distance learning in Brazil – an approach imposed by culture. IRRODL – International Review of Research in Open and Distance Learning, Alberta, Canadá, v. 2, n. 2, jan. 2002.

TORI, R. ; Métricas para uma Educação sem distância.. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 10, n.2, p. 9-19, 2002.

TORI, R. ; A distância que aproxima.. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 1, n.2, 2002.

2001

MCCLEARY, Leland Emerson. Technologies of language and the embodied history of the deaf. Currents in Electronic Literacy (Austin, Texas), n. 4 Spring, 2001.

MCCLEARY, Leland Emerson., DUCKWORTH, A.M.V.C. Bibliotecas pensando no surdo. Revista da FENEIS (RJ), v. 10, p.22-22, 2001.

VERGUEIRO, W. C. S. ; BRITO, G. F. . As Learning Organizations e os profissionais da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n.2, p. 249-260, 2001.

2000

CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R. C. Cuidados na utilização de sistemas de aquisição de dados no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 247-256, jun. 2000.

1999

CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R. C. Proposta de um laboratório didático em microescala assistido por computador para o estudo de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, n. 1, p. 127-135, mar. 1999.

LITTO, Fredric M. Universidade, do sagrado ao profano. Educação, Rio de Janeiro, v. 31, n. 99, p. 20-21, nov./dez. 1999.

PASSARELLI, B. Projeto mutirão digital cria comunidades virtuais de aprendizagem para o século XXI. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, v.3, n. 9, p.30-32, 1999.

PASSARELLI, B. Um perfil do bibliotecário em evolução. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, p. 126-130, 1999.

1998

LITTO, Fredric M. Um modelo para prioridades educacionais numa sociedade de informação. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, v.1, n. 3, p. 14-21, 1998.

1997

PASSARELLI, B. A teoria das inteligências múltiplas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 6, p. 12-24, 1997

1993

PASSARELLI, B. . Hipermídia e a Educação: Algumas Pesquisas e Experiências. Contexto & Educação, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 32, p. 62-80, 1993.

1989

PASSARELLI, B. Automatização de documentação não-convencional: um estudo de caso em engenharia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 22, n. 1/2, p. 81-91, 1989.